O enclausuramento de máquinas, como o próprio nome sugere, trata-se de “fechar” várias fontes de ruídos, de forma parcial ou total. Seja em máquinas de pequeno, médio ou grande porte.
Este trabalho envolve a construção de uma barreira ao redor da máquina para evitar a fuga de ruídos. Para entender mais sobre o assunto, basta continuar com a leitura deste conteúdo?
O que é enclausuramento de máquinas ou equipamentos?
O risco de acidentes aumenta em ambientes industriais com uma série de equipamentos e alto fluxo de pessoas. Para evitar que isso aconteça, os gestores devem tomar medidas de proteção, como o enclausuramento de máquinas.
O número de acidentes de trabalho no Brasil nos últimos anos tem sido alto. Além do México, este país tem o segundo maior número de mortos quando apenas os países membros do G20 são levados em conta.
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho, 6 em cada 100 mil funcionários chegam a falecer durante o trabalho.
O número alarmante de casos tem suas razões. A principal delas é a falta de investimento, visto que as empresas do Brasil gastam mais com indenizações devido a acidentes do que com medidas protetivas.
LEIA MAIS: Planejamento de manutenção preventiva e corretiva: por começar?
Para que serve o isolamento acústico das máquinas?
Segundo a lei no Brasil, o enclausuramento de máquinas têm um impacto alto na garantia do bem-estar e segurança dos trabalhadores. Pois, o seu maior objetivo é evitar que acidentes aconteçam criando uma barreira mecânica ou eletroeletrônica entre o usuário e o equipamento.
Caso contrário, acidentes como esse podem resultar em fraturas, choques e queimaduras se uma parte do corpo entrar em contato com uma máquina.
Além disso, a remoção do trabalhador dos componentes de segurança e o isolamento de ruídos são dois objetivos adicionais que este método tem como alvo.
Fazer o investimento para completar o enclausuramento de máquinas é essencial em locais sem a proteção mínima do trabalhador e quando há ruído excessivo e muito barulho. Se os colaboradores estiverem trabalhando sob essas condições a médio e longo prazo, podem ocorrer certos distúrbios físicos e emocionais, que podem resultar em:
- Menos produtividade;
- Estresse;
- Transtornos de ansiedade;
- Surdez;
- Zumbidos;
- Dificuldades para concentrar-se nas tarefas.
Também vale notar que, o enclausuramento de máquinas ajuda a reduzir a claridade em excesso, algo que ocorre com frequência em operações que requerem máquinas de solda. As vantagens neste caso são a diminuição do estresse do colaborador e a garantia de um espaço de trabalho mais confortável para executar as atividades.
Como é feito o enclausuramento?
Como dito acima, o enclausuramento de máquinas é um método que faz a vedação acústica de equipamentos geradores de ruído, além de possibilitar a troca de ar e ventilação dos motores. Agora veja logo abaixo quais são os componentes que podem contribuir para esse isolamento:
Carenagem ou Cabine
O isolamento depende principalmente de massa e densidade. Logo, um material pesado, como chapa de aço simples ou duplo, deve ser usado para construir uma cabine acústica, agindo como uma barreira de som e impedindo a propagação dos ruídos para o lado externo.
Para salvaguardar os equipamentos isolados, a cabine também deve ter resistência mecânica e durabilidade. Uma cabine deve ser projetada para tornar mais fácil a manutenção futura, levando em conta os pontos de acesso ou componentes desmontáveis.
Em alguns casos, as portas devem ter visores que permitem monitorar melhor os equipamentos. A maioria dos visores são feitos de vidro laminado espesso para fornecer o mesmo isolamento acústico de uma chapa de aço.
Suporte de amortecedores
Tal como acontece com outras máquinas, os grupos geradores podem causar ruídos à estrutura do edifício. A rotação do motor durante a operação dessas máquinas produz ruídos, e as vibrações dessa rotação podem ser transmitidas para a estrutura do edifício.
Com isso, é possível ouvir o seu ruído em pavimentos acima e distantes de onde o equipamento está. A utilização de amortecedores como suporte de máquina ou cabine evita a transmissão desta vibração para a estrutura do edifício. Os amortecedores podem ser feitos de metal ou materiais resistentes como borrachas especiais e neoprene.
O modelo mais eficaz para escolher vai depender do tipo de ruído que o motor faz. Ele pode ser identificado usando equipamentos especializados para medição de ruído estrutural.
Revestimento acústico
As chapas metálicas usadas na construção da cabine possuem excelentes qualidades de isolamento, mas são refletoras. Isso significa que, do outro lado da cabine, a pressão sonora aumentará por causa da combinação do ruído da máquina e do ruído refletido da cabine, diminuindo a eficiência do sistema.
Como resultado, cada cabine recebe revestimento acústico, como mantas de espuma ou lãs minerais. Os revestimentos podem ser porosos ou fibrosos, o que leva ao aumento da eficiência acústica da cabine e promove a absorção de sons.
Mas atenção: os materiais que for usar no interior das cabines acústicas precisam ser resistentes ao fogo. Tendo uma classificação de I-A ou II-A porque a temperatura de operação do motor pode chegar a 90°C e a explosão de um grupo gerador pode chegar a 500°C.
A seleção adequada de cada componente contribui para a durabilidade e segurança da cabine acústica.
LEIA TAMBÉM: 4 sistemas de climatização industrial para ajustar o ambiente
Componentes atenuadores
Por operarem em altas temperaturas, os motores precisam ser ventilados para assegurar um bom funcionamento e durabilidade. Como a ventilação e o isolamento são mutuamente conflitantes, a ventilação é obtida com ajuda de componentes que permitem a troca de ar evitando a saída de ruído. Esses componentes são chamados de atenuadores.
Os atenuadores estão disponíveis em uma variedade de modelos para atender a vários requisitos de redução de ruído e troca de ar. Do mesmo modo que os amortecedores, os atenuadores são especificados depois de analisar o equipamento que deseja isolar e do local onde estão.
Quais as proibições da NR-12 em relação às ligações elétricas em máquinas e equipamentos?
A NR 12 proíbe o uso de chave geral como dispositivo de partida e parada ou chaves tipo faca nos circuitos elétricos. Também vale notar que proíbe a existência de partes energizadas expostas nos circuitos que usam energia elétrica.
Por fim, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhar com os seus amigos!