O guindaste hyva, vai desde os modelos mais básicos até modelos mais robustos e maiores, a Hyva vende uma ampla gama de guindastes articulados com capacidade máxima de peso de 165 tm. Todas as soluções compartilham as qualidades de estabilidade, resistência e facilidade de uso.
Mas, você sabe o que é um guindaste articulado e como fazer a sua manutenção? Basta continuar lendo este conteúdo!
O que é um guindaste articulado?
Os guindastes articulados são mais versáteis projetados para movimentar cargas, realizar sua movimentação ou levá-las em sua carroceria. Esse modelo trata-se de um guindaste que se monta na carroceria de um cavalo mecânico ou um caminhão.
É possível que tenham articulações “trave” ou “canivete”, assim como aquelas que possuem guinchos integrados, o que torna maior o leque de opções de trabalho. No processo de içar, para assegurar a estabilidade na operação, essas ferramentas contam com um sistema de nivelamento e estabilização em relação ao solo, este processo é o patrolamento.
O guindaste articulado serve para:
- Içar máquinas e equipamentos;
- Suporte na montagem de estruturas;
- Transporte rodoviário;
- Mudanças industriais;
- Outros tipos de movimentações de Carga.
Como fazer a manutenção do guindaste articulado?
O uso de guindastes é essencial na construção civil. Não é nem preciso dizer que a manutenção desses equipamentos é essencial para a continuidade das operações. Além de que, tem o fator segurança: se este equipamento falhar, pode comprometer a saúde física dos colaboradores.
Tendo em vista que os fabricantes afirmam que o erro humano é responsável por 90% dos acidentes, é recomendável incluí-los nas rotinas de inspeção.
A rotina diária de inspeção de componentes específicos, além das rotinas de manutenção preventiva, deve fazer parte da manutenção do guindaste. Hoje em dia, a assistência preditiva tomou conta da indústria, graças às tecnologias que os gerentes de dados têm à sua disposição.
Os dispositivos são capazes de fornecer informações cruciais sobre a saúde dos equipamentos, como temperatura e vibração. Sendo assim, se houver algo fora do normal, é possível detectar e fazer a vistoria antes da data estipulada.
Para prolongar a vida útil do guindaste, a inspeção diária é essencial. Antes de iniciar a operação, é preciso verificar os seguintes itens:
- Níveis de óleo hidráulico;
- Óleo de motor;
- Óleo redutor;
- Confirmar o nível de água do radiador.
É aconselhável examinar os cabos de aço quanto a pontos de corrosão e fios quebrados. Mesmo que essas rotinas não sejam difíceis, deve-se ter cautela devido à alta presença de contaminantes.
Siga o plano de manutenção preventiva à risca. Pois, esses cuidados podem ser tomados em campo, já em caso de colapso, o ideal é demonstrar o ativo e transportá-lo para a oficina, a logística necessária para corrigir o erro é combinada fora dos custos associados à reposição de peças e à suspensão do trabalho.
Logo, manter essas verificações diárias e cumprir os prazos estabelecidos pelos gestores de manutenção é um meio de assegurar também a economia.
Quais são os tipos de guindastes existentes?
Existem muitos tipos diferentes tipos de guindastes, entre eles a grua, os pórticos grua e o “truck crane”, também chamado por Munck. Tecnicamente, é um guindauto rodoviário. Confira logo abaixo um pouco sobre cada um deles.
A grua
O guindaste mais comum é a grua, também conhecido como “pau de carga” em navios, e é usado para levantar e mover objetos pesados como cargas e materiais. Eles empregam o princípio físico “ponte rolante” para ter uma vantagem mecânica sobre a carga, que eleva acima do alcance da força humana.
Ela é muito útil em indústrias, portos e aeroportos – lugares onde há maior movimentação de cargas. Ela carrega e descarrega contêineres, organiza materiais em grandes áreas de armazenamento e movimenta cargas com guindastes móveis nos locais de trabalho e indústrias.
Pinça multiangular
Existem várias diferenças entre uma grua e uma pinça multiangular. O segundo teve origem na engenharia civil e ainda hoje só é utilizado em grandes edifícios, enquanto o primeiro, o guindaste tradicional, tem uma utilização mais diversificada e menos segmentada.
Além disso, a pinça é maior e, portanto, desmontável. E, opera através de um contrapeso, o que faz com que o elemento mecânico que deve elevar esteja em um ponto extremo devido ao contrapeso enorme enquanto as forças opostas continuam realizando a atividade que está subindo/descendo.
Vale notar que é fixado a uma base modular pesada de suporte de torre acionada por um motor que utiliza roldanas e cabos resistentes.
Pórtico
A utilização do Pórtico é também bastante particular: é uma grua usada apenas para descarregar contêineres em portos e aeroportos. Este equipamento pode levantar até 12 contêineres, cada um medindo 20 metros cúbicos.
Grua Florestal
A única diferença é que a Grua Florestal transporta apenas toras de madeira para carretas e caminhões. Como resultado, é uma máquina muito usada no processamento e transporte de papel, celulose, carvão vegetal e alimentos para as indústrias de caldeiras.
Truck Crane
Por último, o Truck Crane, também conhecido como Guindauto Rodoviário. Mas, ele é mais popular pelo nome de batismo: Munck ou caminho Munck. Ele é amplamente utilizado em diversas áreas da construção civil e industrial. Em outras palavras, é quase tão versátil quanto a grua.
Trata-se de um caminhão que está acoplado ao dispositivo de guindaste e serve para movimentar cargas, descarregar máquinas, erguer estruturas e movimentar silos e tanques para uso agrícola, principalmente os que comportam grandes quantidades de grãos. O guindaste se sobrepõe ao chassi alongado do caminhão tradicional, permitindo que funcione como um sistema singular.
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